sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Estou com uma nova mania, ou melhor, resgatei uma mania antiga. C-U-L-I-N-Á-R-I-A.

E semana passada, mais especificamente no Valentine's Day, fiz um pãozinho com recheio de framboeza retirado deste site. Muito bom, e ainda distribui para os amigos.


Pão recheado com geléia de framboesa


Massa:
120ml de leite morno
80ml de água morna
7g de fermento biológico instantâneo
420 a 490g de farinha de trigo – precisei de 450g
50g de açúcar
57g de manteiga sem sal, derretida e fria
1 ovo
1 1/8 colheres (chá) de sal
2 colheres (sopa) de geléia de framboesa sem sementes – usei 5 colheres (sopa) e o recheio vazou; deu trabalho na hora de enrolar. Também não achei a geléia sem semente, ia fazê-la mas pagar R$ 6,00 em 100 gr de framboesa tornou-se inviável.

Cobertura:

90g de açúcar de confeiteiro
1 a 2 colheres (sopa) de suco de laranja
1 colher (chá) de raspas de laranja, se desejar - eu não coloquei, fiquei com medo de ficar amargo por causa do sumo.

Misture o leite e a água numa tigela grande; adicione o fermento e mexa para dissolvê-lo. Adicione 385g da farinha, o açúcar, a manteiga, o ovo e 1 colher (chá) do sal. Misture bem até obter uma massa.
Coloque a massa numa superfície levemente enfarinhada. Sove levemente e vá adicionando o restante da farinha, 1 colher (sopa) por vez, e sovando até a massa ficar lisa (5 a 10 minutos). Transfira a massa para uma tigela untada com óleo e vire-a para untá-la também. Cubra e deixe crescer até dobrar de tamanho (45 a 60 minutos).




Volte a massa para a superfície levemente enfarinhada e sove levemente por 30 segundos. Cubra e deixe descansar 10 minutos.

Abra a massa com um rolo até obter um retângulo de 37x25cm. Misture a geléia e o restante do sal numa tigelinha e espalhe este recheio na massa aberta, deixando aprox. 1,5cm das beiradas sem geléia.
Enrole a massa como um rocambole começando pelo lado maior. Transfira o pão para uma assadeira grande untada e uma as duas pontas, formando um círculo. Aperte bem as pontinhas para juntá-las.
Usando uma faca de serra ou uma tesoura de cozinha, faça cortes na massa com ¾ de profundidade (os cortes terão 3,75cm de distância uns dos outros). Torça cada parte do pão para o lado, formando um anel.

Cubra e deixe crescer novamente por 30 a 45 minutos.

Pré-aqueça o forno a 175ºC e asse o pão por 20 a 30 minutos ou até que esteja dourado. Remova da assadeira e deixe esfriar.

** Meu amigo chegou em casa exatamente nesta etapa e experimentamos o pão quentinho. **

Enquanto isso, misture o açúcar, 1 colher (sopa) de suco de laranja e as raspinhas de laranja numa tigelinha. Adicione mais suco até obter a consistência desejada.
Derrame sobre o pão já frio.

1 Comment:

Lulu on the sky said...

Admiro sua vontade de cozinhar eu gosto mais é de comer q cozinhar.. hahaha
Big Beijos